CUFA participa do lançamento do espaço GUETO

O Gueto é uma iniciativa que visa levar arte, cultura e entretenimento a quem praticamente não tem acesso a ela. O Gueto se concretizou após uma parceria com o presidente dos moradores, num prédio que estava abandonado, localizado no bairro Bonança. Local de grande contingente de jovens desafortunado culturalmente que merecem a oportunidade de beberem dessa fonte maravilhosa que é o samba e a arte em geral.
Gideão Dias, idealizador do Gueto, tem a seguinte filosofia "a arte é um dom divino que tem o poder de educar, ressocializar, integrar e formar um bom cidadão, tendo nós artistas, um compromisso fundamental com a sociedade".
Dentro desta proposta artistica de oportunizar a juventude, a CUFA - Campo Grande estará, no sábado dia 18 de abril, a partir da 14h grafitando o espaço que começa a funcionar ás 17h.
Segue o endereço do Gueto, o espaço de samba de mesa e da arte de rua, onde as manifestações culturais se encontram, se misturam para harmonizar e transformar nossa cotidiano.
Bairro Bonança
Rua Salto da Saudade
Referência: está localizado no campo de futebol que fica na última rua do bairro.

CUFA Campo Grande pela PAZ





CUFA realiza ato pelo fim da violência contra as mulheres







A Central Única das Favelas de Campo Grande e as Coordenadoria de Mulheres do PPS, realizaram no dia 05 de abril, um ato pelo fim da violência contra as mulheres. Na ocasião cerca de 50 pessoas colocaram a mão na terra para plantarem mudas de flamboyant e ipê no Parque Ayrton Senna, localizado no bairro Aero Rancho.
O ato teve a presença de diversas mulheres que lutam pela paz entre as pessoas, entre elas, a aposentada Elza Neres, 68 anos, que teve a filha Helen Neres estuprada e assassinada brutalmente no mês de março, em um matagal no bairro Aero Rancho. Segundo Elza, a realização desta ação é importante para conscientizar a população, principalmente as mulheres. “As mulheres precisam ser mais valorizadas e denunciar qualquer tipo de agressão”, afirma.
Outra presença de destaque foi a penta campeã mundial categoria sênior de queda de braço, Cris Regiane, que demonstrou a sua performance, desafiou o público e falou que, como professora de geografia, acredita no trabalho de base. “Temos que falar do repúdio a violência contra as mulheres para as crianças, criar um cultura de paz desde a infância”, afirmou.
Marinete Pinheiro, coordenadora da CUFA/Campo Grande, diz que este ato organizado pelo Núcleo Maria Maria, é uma semente diante das diversas ações previstas para 2009. “Os índices de adolescentes mortas é preocupante, principalmente nas regiões periféricas, nos sentimos na responsabilidade de ações pontuais que abordam temas importantes como a violência”, afirma.

Violência
Segundo dados da Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher (Deam) em 2007 foram registrados, em Mato Grosso do Sul, 7.365 casos de violência contra a mulher, já em 2008 este número cresceu para 23.745.
De acordo com Lúcia Ferreira Falcão, delegada titular do Dean, é importante que as vítimas denunciem os casos de violência à Polícia.
Luiza Ribeiro, presidente do PPS acredita que ações concretas e pontuais, são fundamentais para conscientizar a população. “Este momento é eterno, pois foi as mudas plantadas em formato de M, no parque, com certeza será lembrado pela visibilidade logo que estas mudas se transformarem em árvores capazes de proporcionar um ambiente de paz”, comentou.

Ação, Cultura e Conscientização
Agora o parque Ayrton Senna está de visual novo, não só pelo plantio das mudas, mas também pela arte expressa nos muros do parque através do grafite feitos pelos integrantes da CUFA. Toda manifestação foi alusiva ao fim da violência e por uma cultura de paz e solidariedade, desde as musicas tocadas pelo DJ Gil até a oficina de desenho, onde as crianças puderam colocar a criatividade a favor da paz.
No próximo domingo, 05 de abril, a Central Única das Favelas (CUFA) de Campo Grande e a Coordenação Estadual de Mulheres do PPS, realizam um ato político para lembrar as mulheres vítimas de violência, com o plantio de mudas de árvores no Parque Ayrton Senna, localizado no bairro Aero Rancho.

Dados da Delegacia Especializada no Atendimento a Mulher mostram que no ano de 2007 foram registrados, em Mato Grosso do Sul, 7.365 casos de violência contra mulher, já em 2008 este número cresceu para 23.745.

Segundo Luiza Ribeiro, presidente do PPS /MS, estes números são assustadores. “Somente no ano passado foram registrados 39 homicídios doloso, isto é, houve a intenção de matar as mulheres, por isso, estamos realizando este ato que visa despertar a sociedade para esta problemática e também para fazer uma homenagem as mulheres que foram mortas injustamente”, afirma.

O evento que terá apresentação do DJ Gil, do cantor Elanio, teatro, oficina de desenho, show com o grupo de pagode Sem Preconceito e Grafite com a equipe da CUFA, começa as 8h30. A Campeã nacional de queda de braço Cris Regiane, também participará do ato mostrando sua performance e desafiando o público.

Segundo Ana Claudia Ledesma, coordenadora do Núcleo Maria Maria da CUFA, o foco da entidade é trabalhar a prevenção. "Falta de ocupação e perspectiva é o que leva as pessoas a caírem no mundo do crime. Acreditamos muito no trabalho de conscientização e na possibilidade de colocarmos os jovens como protagonistas de um processo de transformação da sua própria realidade e de construção de uma cultura de paz", afirma.