1º Torneio de Basquete de Rua agita Grande Flórida


Um sucesso, é assim que podemos definir o 1º Torneio Verão de Basquete de Rua, organizado pela CUFA – MS e realizado no ultimo domingo no Parque Antenor Martins, No Jd Flórida em Dourados. Com oito equipes, 4 masculinas e 4 femininas, as disputasd foram acirradas e deram muito jogo e diversão aos presentes. Ficou mais do que provado a integração entre atletas e publico de toda e qualquer classe social.
Mais de mil pessoas entre atletas e publico passaram pelo local na tarde de ontem que mesmo com o sol escaldante não deixaram de prestigiar o evento.
Esse torneio foi um aquecimento para a LIIbra que acontecerá dos meses der março e abril com etapas municipais em Dourados Corumbá e Campo Grande e a final estadual em Campo Grande que dá participação da seleção de MS no campeonato brasileiro, realizado em agosto. Para realização desse evento a CUFA MS contou com as parcerias tentre a prefeitura municipal de Dourados, FUNCED e Ver. Delia Razuk.

Ao final do torneio a classificação ficou assim:
Masculino:
1º Lugar: Amigos do Edinnho
2º Lugar : MBC
3º Lugar: Caarapó

Feminino:
1º Lugar: Poderosas
2º Lugar : UEBA
3º Lugar: DFE

Parceria UFGD-CUFA - MS


Os coordenadores Ana Ostapenko e Higor Lobo Vieira da CUFA– MS Base de Dourados estiveram em reunião na tarde dessa quarta-feira (21) como o magnifico reitor da Universidade Federal da Grande Dourados, UFGD, Damião Duque de Farias para uma possivel aprceria entre a Cufa e a Universidade. O reitor se mostrou batante animado com essa iniciativa, e quer que essa parceria aconteça o mais rápido possível.
Ficou à cargo dos coordenadores agregar mais professores e universitários interessados nesse projeto para assim compormos uma comissão para assinatura e realização dos projetos, a CUFA – MS já tem essas pessoas, então a próxima reunião será em breve com todos os integrantes da comissão para firmamento desse convênio.
O grande intuito de todo esse processo é aproximar a Universidade da periferia douradense, levando a eles serviços e ações vigentes dos próprios alunos e os integrando à realidade local.

Cuiabá vai sediar o 4º Encontro Nacional de Cufa


Por Fernanda Quevedo


De 29 de janeiro a 01 de fevereiro a calorosa Cuiabá será a capital Nacional da Cufa. A questão é coordenadores estaduais se reúnem para finalizar o planejamento estratégico nacional de 2009 da organização, que começou a ser feito em novembro do ano passado em Brasília, e durou cinco dias. Os principais projetos a serem discutidos serão a Liibra (Liga Internacional de Basquete de Rua) e o projeto "Os Invisíveis". Celso Athayde, conselheiro nacional e fundador da Cufa sentirá pela primeira vez o calor cuiabano, tal como grande parte dos cufistas de todos os estados do país que também aproveitarão o momento para conhecer a Chapada dos Guimarães.
A Liibra tem sido o plano mais debatido dentro da organização, por conta de suas peculiaridades bem como sua abrangência, que se tornou mundial. A única liga brasileira de basquete de rua tornou-se internacional, com representantes na América Latina, Estados Unidos e Europa, países onde o esporte-arte já tem sido fomentado, com a criação de times e discussões sobre as regras do esporte. Além do alinhamento das estratégias, já que até junho todos os estados realizarão etapas regionais, as parcerias para o fomento do esporte no mundo também estarão em pauta. Celso Athayde e Claudia Raphael da Cufa do Rio de Janeiro farão a explanação da Liibra, com o intuito de solucionar todas as duvidas com relação ao projeto.

Já o projeto "Os Invisíveis" que foi delineado no último encontro nacional da Cufa, com a presença do Ministro da Justiça Tarso Genro que afirmou a importância da Cufa para o Brasil (veja aqui). Quem também participou do encontro da Cufa no ano passado foi o secretário executivo Wadson Ribeiro, onde apresentou programas esportivos-sociais do Ministério do Esporte. Outra presença marcante foi de Reinaldo Gomes, coordenador executivo do Pronasci, Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania (Pronasci). A trinca Cufa-Pronasci- Ministérios de Justiça e Esporte articulam-se no enfrentamento da violência, seus reflexos e causas no país, propondo ações interventivas e motivadoras, que tirem jovens das favelas brasileiras da condição de invisibilidade ou visibilidade deturpada.
A Liibra será realizada em todo o Brasil, ainda no primeiro semestre deste ano. O "Os Invisíveis", só será desenvolvido onde o Pronasci esta instalado.

Política de descentralização
A realização do encontro em Cuiabá faz parte de uma política de descentralização, onde os estados "fora do eixo" devem receber coordenadores de todo o Brasil, começando por Cuiabá. Os primeiros encontros aconteceram no Rio de Janeiro e Brasília, com o intuito de facilitar a locomoção dos coordenadores em especial do Norte e Nordeste. Com a política de descentralização, próximos encontros devem acontecer em estados dessas duas regiões.

SERVIÇOO que: Encontro Nacional da Cufa em CuiabáQuando: dias 29, 30, 31 de janeiro e 01 de fevereiro.Onde: Hotel TaiamãPara saber mais: (65) 3028 – 1114

Domingo é dia de Basquete no Parque


A CUFA _MS de Dourados realiza neste dia 18, domingo, o 1º Torneio Verão de Basquete de Rua, a partir das 14 horas no Parque Antenor Martins, batizado também pela população de Parque do lago. As atividades começas por volta do meio dia com o início das inscrições e da oficina de grafite.
As inscrições serão feitas no dia do torneio, cada time deverá ter 04 atletas e os jogos serão realizados nos moldes da Liga Brasileira de Basquete de Rua, a LIBBRA, para que os atletas já se acostumem, pois o campeeonato municpal e estadual serão realizados em março e abril deste ano em Dourados e Campo Grande, e o time vencedor irá representar MS na final nacional em junho.
Desde novembro intervenções de basquete vem sendo feitas no Parque e hoje nas quintas e sextas a partir das 19 horas, mas de 150 atletas participam dos jogos com direito a música, B. Boys e Mcs, animando as partidas. A partir desse mês, as intervenções serão realizada simultaneamente em 4 outros bairros da cidade: Cachoeirinha, 4º Plano, Canaã 1 e Jd Guaicurus.
O Torneio contará também com pista de Skate e shows com artistas locais, b boys, grafiteiros, é uma festa aberta a todos para conhecerem mais da cultura hip hop.
A LIBBRA
Tudo começou num belo dia, ou melhor, noite de Hip Hop no Armazém 05, mais precisamente no Cais do Porto, Centro do Rio. Como vocês mesmo podem ver, a manifestação foi espontânea. Um monte de malucos se apropriou da cesta de lixo do evento em 2003 e armaram essa bagunça. Para a CUFA (Central Única das Favelas) não havia alternativa se não organizar e transformar essa brincadeira num dos maiores acontecimentos esportivos e alternativos que se tem noticia. Lógico que o Hip Hop é o fio condutor da LIBBRA (Liga Brasileira de Basquete de Rua), afinal foi dentro de um evento de Hip Hop que tudo começou! Em 2005, a LIBBRA tornou-se um campeonato com duração de dois meses, com abrangência nacional, reconhecida pela Federação de Basquete do Estado do Rio de Janeiro e a Confederação Brasileira de Basquete, com a participação de equipes de diferentes estados no torneio. Envolvemos mais de 1.500 atletas provenientes de diversas regiões do país. A competição acontece semanalmente em ruas de diferentes regiões do Estado do Rio de Janeiro. Além da energia e do calor eminente das ruas, nas etapas da LIBBRA o basquete sempre é embalado ao som de muito Hip Hop.Como falamos, a CUFA batiza essa categoria - 4x4 - como o mais novo elemento do Hip Hop. Afinal, seja nas quadras improvisadas, nas ruas, nas periferias das grandes cidades ou nos passeios públicos, o rap é o som que embala as quadras. Por isso B.Boys, Grafiteiros, DJ´s e MC´s são presença garantida nessa festa.